19/01/09 – Qual é a única lei que realmente funciona na Índia? – What is the only law that really works in India?

(versão em português)

Acho que nem preciso dizer que é a Lei de Murphy. E não é que esta lei não funcione bem em qualquer lugar do mundo, mas aqui na Índia ela parece ter encontrado o lugar perfeito para viver “feliz para sempre”. E se você for parar pra pensar não é difícil entender o porquê da força da Lei de Murphy neste país. Faz só 2 semanas que cheguei aqui e muita gente pode pensar que é muito pouco tempo para ter uma opinião embasada sobre algo. Concordo. Quero deixar claro que minhas palavras nada são apenas minhas primeiras impressões destas duas semanas por aqui.

Primeiro vou contar do evento “celular”. É isso mesmo, praticamente foi um parto pra consegui ter uma conta de celular por aqui. Depois de assinar uma papelada gigante, comprovante disso, Xerox daquilo, milhões de assinaturas e ainda assim duas semanas esperando para o celular ser ativado. E o pior é que todos os dias o cara da operadora Airtel, o famoso Surrender Singh, ficava me dizendo: “Marrrriana, seu celular vai ser ativado em duas horrrras, eu prometo”. Depois eu percebi que na verdade o filho da mãe do cara da Aiertel ta me enganando….

Alguns dias atrás…..Ontem ele falou que o celular estaria ativado por volta das 21horas…tentei ligar e nada. Hoje liguei pra ele de manha e ele falou que as 15horas estaria ativado. Tentei ligar e nada. Dai liguei pro celular dele e ele teve a cara de pau de fingir que nao era ele no telefone, que o Surrender com quem eu precisava falar não estava. ..hahah ele só pode estar de brincadeira. Falei assim: “Pára de me enganar que sei que estou falando com você Surrender”…e ele: “Marrrrrriana, as 17horas  vai estar ativado”.  Não é possível!!!! Mandei um indiano falar com o cara e ele postergou ainda mais, disse que amanha estaria ativado. Ou seja, estou totalmente sem comunicação.

Sabe um insight que acabei de ter é que normalmente os indianos preferem mentir ao invés de dar uma má notícia, eles prometem o que não podem. Ao invés de o cara ser honesto comigo e falar, “olha só, vai demorar 2 dias pra ativar o seu celular”, ele prefere ficar mentindo  e ficar me enrolando achando que isso vai ter um impacto melhor entende? E isso acontece  com os taxistas que atrasam e sempre falam que vão chegar em mais 5 minutos, e também acontece no mundo corporativo também…quantas vezes vi alguns indianos da minha empresa prometendo  o que não podiam cumprir para o cliente ou se comprometendo com umas deadlines impossíveis simplesmente porque eles não conseguem falar NÃO. E no final essa falta de transparência acaba criando expectativas falsas, o que acaba tendo num efeito pior no final.

Voltando a Lei de Murphy…neste sábado (ainda sem celular) fomos para Delhi para passear e aproveitar pra conhecer a cidade. Aproveitamos para procurar uma loja para carregar o celular pré-pago que a Helen estava usando (ela tinha ficado com um celular da empresa, o único disponível). Carregamos o celular com uma grana e depois de 3 minutos os nossos celulares foram ativados pela Airtel. Depois de 3 minutos que tínhamos decidido carregar o celular porque já tínhamos perdido as esperanças de ter o celular ativado. Tá vendo…lei de Murphy…

A Lei de Muphy também deu as caras nesta semana. Como já devo ter comentado pra vocês, a infra-estrutura da Índia não é das melhores. Todo o dia falta energia no meu apartamento. Não me lembro de nenhum dia até hoje que não tenha faltado a luz. Enfim, à noite tomei banho e lavei meu cabelo. Estava me arrumando para sair pra jantar em um restaurante super chique em Delhi. E quando fui secar meu cabelo acabou a luz total. E eu com o cabelo meio molhado pedindo a ajuda de um secador pra dar um jeito na Juba…e nada. Quando pisei o pé pra fora de casa para pegar o táxi, a energia voltou. Sem brincadeira, é ou não é mais um indício de que a Lei de Murphy funciona como nunca aqui?

E eu acabo por aqui hoje.

(english version – Google translator)

19/01/09 – 14/01/09 – What is the only law that works in India?

I think I don’t need to say that is Murphy’s Law. It is not that this law does not work well anywhere in the world, but here in India it seems to have found the perfect place to live “happily ever after.” And if you start thinking about it is not difficult to understand why the strength of Murphy’s Law in this country. It is only my second week here and many people may think that is very little time to have an opinion based on something. I agree. I want to make clear that my words are only my first impressions of these two weeks here.
First I will tell the “mobile” story. That’s right; it was hell to get a mobile account here. After you sign a giant paper, get a resident proof, millions of signatures, I still had to wait a long time until the phone was activated. And the worst thing is that every day the guy from the Airtel mobile company, the famous Surrender Singh, was telling me: “Marrrriana, your phone will be activated in two hoursss, I promise.” Then I realized that the guy was kidding me ….
A few days ago ….. Yesterday he said that the phone would be activated around 21pm … and nothing. Today I called him in the morning and he said that at 15pm would be activated. I tried to connect and nothing. So I called him again and he pretend that he was not on the phone, that the Surrender with whom I need to speak was not there. hahah .. it can only be a joke. I said: “Stop fooling me coz I  know that I’m talking to you Surrender” … and he said “Marrrrrriana, at 5pm it will be activated.” No way!  
You know an insight that I have is that the Indians usually prefer to lie rather than give bad news, they promise what they sometimes promise what they cannot cannot do. Rather than be honest with me and say, “just look, it will take 2 days for your phone to be on,” he prefers to lie coz he thinks  that this will have a better impact, do you understand? And the same thing happens with the taxi drivers who always promise they will arrive in 5 more minutes, and also happens in the business world also … how many times I’ve seen some of the Indians in my company making promises to the client that they could not meet simply because they couldn’t say NO. In the end this lack of transparency creates false expectations, which ends up to have a worse effect.
Going back to the Murphy ’s Law … Last Saturday (still without cell) we went to Delhi to take a walk and to get to know the city. We look for a store to charge the pre-paid phone that Helen was using (she had a mobile from the company, the only available). We charge the phone and after 3 minutes our mobiles were activated by Airtel. Just 3 minutes after we had decided to charge the phone because we had already lost the hopes of having the phone activated. You see … Murphy’s Law…
The Murphy’s Law also show up this week. As I have already commented to you, the infrastructure of India is not the best. There is lack energy all day in my apartment. I don’t remember of one day so far that we didn’t face problems with the electricity. After work I took a shower and washed my hair. I was getting ready to go for a dinner at a fancy restaurant in Delhi. And when I about to start drying my hair there was the power cut again. When I step out of the house to get the taxi, the energy came back. Isn’t another indication that Murphy’s Law works here quite well?
And I end up here today.

 

 

2 comentários sobre “19/01/09 – Qual é a única lei que realmente funciona na Índia? – What is the only law that really works in India?

Deixe uma resposta

